quinta-feira, 13 de março de 2014

Chamada Pública beneficia agricultores familiares em Eirunepé

No dia 28 de fevereiro foi finalizada a primeira etapa da Chamada Pública SAF/ATER Nº. 05/2012 do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). Os serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) prestados pelo Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (IDAM) nos municípios têm como objetivo a inclusão produtiva e social das famílias rurais, promovendo a segurança alimentar e incremento na renda, seguindo as diretrizes as Plano Brasil sem Miséria (PBSM).

Na ação foram identificados agricultores familiares de mais de 170 comunidades situadas nos rios Canaucá, Itucumã, Gregório, Igarapé-Preto, Alto rio Juruá, Baixo rio Juruá, além de estradas e vicinais no município de Eirunepé (distante a 1.160 quilômetros de Manaus).
“É uma sequência de atividades onde primeiro é feito a mobilização e identificação das famílias para posteriormente trabalharmos na elaboração de projeto de estruturação produtiva e instalação de Unidade Demonstrativa de hortaliças e frutíferas”, disse o gerente da Unidade Local do IDAM em Eirunepé, Denis de Lima Correia. Segundo ele, a ideia é aumentar a produção de farinha e diversificar o plantio com a inserção de outras culturas, e com isso garantir aumento da renda familiar e melhorias da qualidade de vida do homem no campo.

Ao todo, foram visitadas 750 famílias que possuem renda per capta de até 70 reais.

Durante dois anos os agricultores serão acompanhados e receberão assistência técnica para aperfeiçoar as atividades de plantio e beneficiamento da mandioca para que o município se torne autos- suficiente em produção de alimentos.

Ano passado à produção de farinha foi em torno de 700 toneladas e para 2014 estima-se que sejam produzidas mais de 1.500 toneladas de farinha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário