quarta-feira, 11 de junho de 2014

A importância do Cadastro Ambiental Rural (CAR)

Os produtores rurais de todo o País têm menos de um ano para realizarem o Cadastro Ambiental Rural (CAR), de forma gratuita. Caso não o façam, correm o risco de perder benefícios, como o próprio crédito rural. A inscrição no CAR é obrigatória para todos os imóveis rurais (propriedades ou posses), sejam eles públicos ou privados, e áreas de povos e comunidades tradicionais que façam uso coletivo do seu território.
 De acordo com dados do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), o órgão espera cadastrar 70 mil imóveis rurais em todo o Estado, conforme dados do IBGE, até maio de 2015. Esse número, contudo, pode passar desse total já que não se conhece com precisão quantos são os imóveis rurais no Estado, daí a grande importância do cadastramento.

Objetivo

O objetivo do CAR é promover a identificação e a integração das informações ambientais das propriedades e posses rurais, visando o planejamento ambiental, monitoramento, combate ao desmatamento e regularização ambiental.
A inscrição pode ser feita até maio de 2015 pelo site www.car.gov.br ou nos sites dos órgãos competentes que disponibilizarem sistema próprio. Esses sistemas estarão vinculados ao Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural (Sicar).
Segundo o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam), em Manaus, propriedades maiores que 40 hectares, mas que também abriguem agricultura familiar ou pertençam à micro e pequenos produtores, também serão assistidos pelo órgão, conforme a política de assistência técnica rural do Estado.

Vantagens do CAR:

- Instrumento para planejamento do imóvel rural
- Comprovação de regularidade ambiental
- Segurança jurídica para produtores rurais
- Acesso ao Programa de Regularização Ambiental (PRA)
- Comercialização de Cotas de Reserva Ambiental (CRA)
- Maior competitividade no mercado
- Acesso ao crédito agrícola

Fonte : IDAM

Nenhum comentário:

Postar um comentário