sábado, 14 de junho de 2014

Agricultura Familiar em quatro Obras

A Agricultura Familiar na Amazônia é o tema de quatro obras lançadas pela Editora Wega na próxima segunda-feira,16, às 10h no auditório da Ciência do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA). Os livros, Dinâmicas Socioambientais na Agricultura Familiar na Amazônia; Pesquisas Agronômicas Sustentável na Amazônia Central; e Agricultura Familiar no Amazonas – Volume 1  e  2. Teve a iniciativa do Núcleo de Estudos Rurais e Urbanos  Amazônico (NERUA) e Núcleo de Etnoecologia na Amazônia Brasileira (NETNO) e a participação dos pesquisadores Dr. Hiroshi Noda; Drª. Sandra do Nascimento Noda; Drª. Anne Elizabeth Laques; Dr. Philipe Léna; Dr. Luiz Augusto Gomes de Souza; Dr.Danilo Fernandes da Silva Filho; e do Professor Ayrton Luiz Urizzi Martins.
Na avaliação da Drª em ecologia na área de conservação da biodiversidade e uma das coordenadoras do livro, Sandra Noda, o material corresponde a pesquisas realizadas nos últimos dez anos. “Nesse período, acontecem mudanças metodológicas, que aplicamos e traz uma descrição mais acurada do que está acontecendo na Agricultura Familiar nesta parte da Amazônia Central”. Onde trabalhamos mais concentrados na questão de área de várzea. Daí as propostas de uma agricultura onde é possível ter alternativas de conservação da biodiversidade que permita a reconstrução cultural da sociodiversidade. Esse é o grande foco.
A obra abre espaço para tirar da invisibilidade os agricultores familiares e levar pra dentro da universidade de forma que contribua para formação dos futuros profissionais de ciências agrárias. “Para mim em particular os livros têm esse particular mostrar aos graduados e pós-graduados que existe agricultura familiar aqui no Estado”, enfatiza Noda.
Já o livro Agricultura Familiar no Amazonas traz uma série de informações novas de interesse agrícola para todo estado, extrapolando os limites das regiões pesquisadas. Temas como o resgate de fruteiras tradicionais, o cultivo de hortaliças não convencionais de forma que não sejam extintas, a seleção de novas variedades de espécies como o tomate e o cubiu, e a tecnologia de aproveitamento de produtos e cultivo de hortaliças por hidroponia como uma prática urbana e de abastecimento dos mercados regionais das grandes cidades são alguns assuntos apresentados na obra.
Os livros são voltados para pesquisadores, professores, alunos de Agronomia e profissionais ligados a área.
No evento será oferecido um coffee break.
O quê: Lançamento dos quatro livros
Quando: Dia 16 de junho, às 10h
Local: Auditório da Ciência do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA).
Contatos: 3087-5370/ 8855-8239/ 9222-0320
Fonte : IDAM

Nenhum comentário:

Postar um comentário