Produção de alimentos recebe investimentos do Governo do Amazonas

FOTO: DIVULGAÇÃO/IDAM

O governo Amazonino Mendes elegeu entre suas prioridades neste ano de 2018 a produção de alimentos. Nesse sentido, realizou diversos investimentos no setor. Durante o ano, os programas Pró-Mecanização e Pró-Calcário receberam 15 milhões de reais, sendo 10 para o primeiro e cinco para o segundo. Ambos são executados pelo Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal do Amazonas (Idam).
O Pró-Mecanização tem como meta incentivar a utilização de máquinas e implementos agrícolas, a fim de aumentar a produção de alimentos. Da mesma maneira, o uso do calcário, na correção de solo, busca qualificar a terra para que a produção chegue a níveis de produção com capacidade de chegar ao mercado consumidor em condições de competir com produtos de outras regiões.

De maneira geral, o solo no Brasil apresenta alto nível de acidez e o uso do calcário tem o objetivo de reduzir essa acidez, fornecendo dois importantes nutrientes na melhora do solo, que são o cálcio e o magnésio. Conforme estudos técnicos, o calcário tem sido um dos grandes responsáveis na criação das condições favoráveis para o aumento da produção de alimentos.
Além do Idam, os programas de incentivo à mecanização e uso do calcário contam com o envolvimento de outros órgãos estaduais. A coordenação do projeto, por exemplo, fica a cargo da Secretaria da Produção Rural (Sepror), enquanto a administração do crédito é feito pela Agencia de Fomento do Amazonas (Afeam).
Municípios beneficiados – Neste ano, foram beneficiados pelos programas 39 municípios: Alvarães, Anori, Apuí, Autazes, Boa Vista do Ramos, Boca do Acre, Caapiranga, Carauari, Careiro da Várzea, Careiro Castanho, Coari, Guajará, Humaitá, Ipixuna, Iranduba, Itacoatiara, Itapiranga, Japurá, Juruá, Lábrea, Manacapuru, Manaquiri, Manaus, Maués, Nhamundá, Novo Olinda do Norte, Parintins, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva, Santo Antônio do Içá, Manicoré, São Paulo de Olivença, Silves, Tapauá, Tefé e Uarini.

Nenhum comentário:

Postar um comentário